terça-feira, 23 de agosto de 2016

PROJETO: JORNAL NA SALA DE AULA

Justificativa:
Todos os dias são publicados em jornais e revistas, matérias com os últimos acontecimentos que fazem parte de nosso cotidiano.
A maioria dos jornais publicam fatos de origem regional, nacional e internacional e nas mais diversas áreas como: política, esporte, economia, ciências, artes e cultura, classificados, moda, clima. Há também noticiários sobre crimes, catástrofes, acidentes e acontecimentos diversos que abalam e/ou modificam nossa sociedade.
Baseado nestes fatores citados, é de suma importância que este gênero seja abordado nas escolas, pois é fonte inesgotável de possibilidades que abrange todas as áreas do conhecimento.
Trabalhar com o jornal em sala de aula, possibilita a apropriação de um texto verídico, do cotidiano de todos os alunos, famílias, escola e sociedade. Utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem propicia uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e principalmente como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive.
Objetivo:
      – Estimular o raciocínio, através de ações individuais e coletivas;
    – Desenvolver a atenção, concentração e observação para as manchetes, notícias, local dos acontecimentos, datas, assuntos, imagens e legendas que compõem um jornal escrito;
      – Desenvolver e aprimorar a interpretação e produção de textos informativos, neste caso o jornalístico;
      – Possibilitar uma aprendizagem significativa, tornando o aluno o centro do projeto.
O Projeto Jornal na Sala de Aula tem como objetivo principal transformar o jornal em um recurso pedagógico complementar às atividades curriculares e oferecer aos alunos um reforço concentrado na leitura e na escrita, incentivando o desenvolvimento da aprendizagem e o gosto pela leitura; além de utilizar o jornal como recurso pedagógico complementando atividades curriculares.
O Projeto busca atualizar o aluno sobre o que ocorre na sua cidade, país e no mundo, despertando seu interesse por questões sociais, culturais e políticas, formando cidadãos mais críticos sobre a realidade.
Atividades com o jornal
    • Entender e conhecer a estrutura do jornal;
    • Ler as notícias principais, discutir e produzir textos (resumos);
    • Produzir textos de opinião/argumentativos;
    • Pesquisar em outros meios de comunicação a mesma notícia/assunto (um aluno de cada vez);
    • Colher comentários da família sobre o assunto estudado;
    • Ler as crônicas e discutir com os alunos a ideia principal;
    • Trabalhar a variação linguística e a estrutura da língua nos diversos tipos de textos jornalísticos.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Atenção - para pendrive com atalhos

Uma nova praga vem perturbando a vida de muitos usuários. Trata-se de um vírus que infecta o pendrive e converte documentos e programas em meros atalhos. Tal atividade impede que o utilizador abra qualquer coisa e muitas vezes leva a uma atitude desesperadora: a formatação da unidade removível.
A solução do problema não é tão complicada e pode poupar algumas dores de cabeça. Primeiramente, vale salientar que o vírus não apaga nenhum arquivo do pendrive. Esta praga apenas oculta documentos e cria atalhos falsos, por isso, mantenha a calma.
Agora que sabemos que os arquivos, em teoria, estão no pendrive, devemos verificar se o problema em questão está relacionado ao vírus. Para averiguar se seus arquivos continuam na unidade, veja se no ícone do pendrive (disponível em “Meu Computador”) o espaço utilizado continua idêntico ao que era anteriormente.
Espaço ocupado por arquivos presentes no pendrive
Caso o Windows informe que a unidade está vazia, então é possível que o vírus que você pegou seja outro. Do contrário, a execução dos passos a seguir deverá resolver seu problema.
Recuperando arquivos
  1. Abra o Prompt de Comando (item presente no “Menu Iniciar” dentro da pasta “Acessórios”)
  2. Prompt de Comando
  3. Agora digite o seguinte comando:

    attrib -h -r -s /s /d F:\*.*
Digite o comando
Nota: a letra “F” deve ser substituída pela letra atribuída ao seu pendrive.
Método manual
  1. Acesse a pasta que foi afetada pelo vírus e clique com o botão direito sobre o arquivo contaminado (que atualmente é um atalho).
  2. Abra as Propriedades do arquivo.
  3. Acesse a aba “Atalho” e remova quaisquer informações que não tenham relação com o caminho do arquivo em questão (realizar o processo no item "Destino" e "Iniciar em"). Veja o exemplo abaixo:
  4. Remover informações inúteis
Etapas finais
  1. Utilize um bom antivírus e análise o pendrive e o HD.
  2. Instale um anti-malware no seu computador e faça outra varredura no disco local e na unidade removível.
Se nenhum problema foi informado pelos programas, então o vírus deve ter sido removido do seu pendrive. Em casos de persistência do problema, tente outros softwares. Boa sorte!

terça-feira, 17 de maio de 2016

Web Desafio é um desafio nacional, exclusivo para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio das escolas parceiras dos Sistemas de Ensino participantes que aderiram ao evento. Tem caráter cultural e é gratuito a todos os participantes.

clique entre em nosso site e saiba mais em www.anglopenapolis.com.br


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Microsoft Word

Microsoft Word é um processador de textos amplamente equipado, projetado para ajudá-lo a trabalhar de forma mais eficiente quer você passe várias horas por dia diante do computador ou  use um software de processamento de textos apenas ocasionalmente.

Iniciando o Microsoft Word

Quando você inicia o Microsoft Word, um documento novo (e vazio) aparece em uma janela de documento. A janela de documento é o equivalente no Microsoft Word a uma folha de papel em uma máquina de escrever – é nela que você digita seu texto. Os botões e a régua que você vê no alto da janela de documento oferecem maneiras fáceis de você trabalhar em seus documentos.
Na janela de documento, onde o nosso texto será editado, basta digitar os caracteres observando os seguintes detalhes:
- não é necessário teclar no final da linha;
- o cursor ao atingir a margem direita passa automaticamente para a próxima linha;
- digite ao terminar um parágrafo;
- para digitar caracteres acentuados, digite primeiro o acento, depois o caractere;
- utilize a tecla para ter acesso aos caracteres especiais: !, @, #, $, %, ¨, &, *, ( ), _, +, |, ^, `, }, {, ?, :, <, >,e para digitar caracteres maiúsculos, quando a tecla não estiver ativa;
- a tecla para os seguintes caracteres: ¹, ², ³, £, ¢, §, º, °, ª.

CORREÇÃO DE ERROS DE DIGITAÇÃO

- A tecla retrocesso ( Backspace), no seu teclado, apaga o caractere anterior ao cursor;
- A tecla apaga o caracter à direita do cursor;
- As Setas Direcionais, do teclado, servem para mover-se pelo texto;
- Use o mouse para posicionar o ponto de inserção ou cursor, para isto, basta levar o ponteiro do mouse para a posição desejada e, logo após, dê um clique.

SALVANDO O TEXTO

O texto que você criou e ainda não salvou, reside praticamente, na memória do computador, para obter uma cópia permanente no disco do seu equipamento é necessário salvá-lo. O salvamento de um texto é um procedimento que deve ser realizado o mais rápido possível, devido as possibilidades de perda do documento ocasionando, principalmente, por oscilações na rede elétrica.

Para salvar um documento escolha a opção Salvar do Menu Arquivo ou A Ferramentas do Menu Ferramentas. Quando o Word é carregado, o documento apresentado recebe o nome provisório de Documento 1. Ao selecionar a opção de salvamento pela primeira vez, será solicitado o nome do documento que poderá conter até 256 caracteres, incluindo espaços.

CORREÇÃO ORTOGRÁFICA AUTOMÁTICA

Dependendo do texto digitado, poderá ser percebido algumas palavras que estarão sublinhadas, ou serão sublinhadas ao serem digitadas. Estarão assim por não fazerem parte do dicionário, por estarem incorretas ou, simplesmente por não constarem no dicionário. Para solucionar a questão, clique sobre a palavra sublinhada com uma linha vermelha ondulada com o botão direito do mouse. Um Menu será apresentado com algumas palavras parecidas com a que você digitou - servem como sugestão para substituir a palavra no texto - caso você clique uma das palavras, esta substituirá a do texto.
Outras opções serão apresentadas:
Ignorar tudo - Irá ignorar essa palavra em todo o texto, caso exista;
Adicionar - Adiciona esta palavra ao dicionário;
Auto Correção - corrige automaticamente todas as outras palavras do texto;
Verificar Ortografia - Verifica a ortografia do documento, neste caso será apresentado o quadro de diálogo Verificar Ortografia, permitindo a correção de todas as palavras marcadas. No quadro Alterar para, você poderá entrar com a correção.

SAINDO DO WORD

Caso, já tenha sido salvo o seu documento, basta dar um clique sobre o botão Fechar do Menu Arquivo, localizado no canto superior direito. Se foi feita alguma alteração em seu documento e tentou fechar a janela do Word, será apresentado um quadro de diálogo solicitando se você deseja salvar ou não o documento antes de sair.

ABRINDO UM ARQUIVO

Toda informação contida em seu disco é identificada por um nome e para o sistema são arquivos. Existem vários arquivos de diversos tipos e tamanhos. Quando for acionado a opção de abertura de arquivos, iremos ver apenas os tipos de arquivos criados pelo Word, esta é a opção padrão do Word. Clicando sobre a ferramenta abrir, do Menu Arquivo ou na Barra de Ferramentas. No quadro que é exibido, não só permite abrir um arquivo, como também poderemos visualizá- lo, localizar um arquivo e até obter recursos como: Renomear, Copiar, Excluir (esses itens ficam disponíveis dando um clique, com o botão direito do mouse, sobre o arquivo).

TRABALHANDO COM TEXTO SELECIONADO

Muitos recursos oferecidos pelo Word, dependem de uma região previamente selecionada. Operações como, aplicação de formatos (negrito, itálico...), mudança do tipo de letra (fonte), mover um bloco de texto, são recursos que necessitam de um texto marcado. Podemos selecionar texto através do teclado ou mouse. A seguir temos as duas formas de seleção.

SELEÇÃO DE TEXTO COM O TECLADO
Shift + = seleciona a partir do cursor (para a direita)
Shift + = seleciona a partir do cursor (para a esquerda)
Shift + = seleciona a partir do cursor até as próximas linhas
Shift + = seleciona a partir do cursor até as linhas anteriores
Ctrl + T = seleciona todo o texto
F8 (duas vezes) = seleciona a palavra atual
F8 (três vezes) = seleciona a sentença
F8 (quatro vezes) = seleciona o parágrafo
F8 (cinco vezes) = seleciona o texto todo
OBS.: para desativar o modo Estender Seleção (F8), pressione a tecla Esc.

SELEÇÃO DE TEXTO COM O MOUSE
Arrastando = seleciona a região sob o ponteiro
Clique Duplo = seleciona a palavra
Clique Triplo = seleciona o parágrafo
Clique + Shift = seleciona as palavras do cursor até o ponteiro
Clique + Ctrl = seleciona um sentença

NA BARRA DE SELEÇÃO
Arrastando = seleciona as linha a partir do ponteiro
Um clique = seleciona a linha inteira
Clique duplo = seleciona o parágrafo
Clique triplo = seleciona todo o texto

FORMATANDO O TEXTO

Estando com uma região selecionada, poderemos aplicar certos tipos de formatos que mudarão a aparência do texto. Estes recursos estão disponíveis através de botões localizados na barra de formatação ou, através de Menu, neste caso poderemos aplicar diversos efeitos a uma única região selecionada.

Efeitos de NEGRITOITÁLICO e SUBLINHADO

Na Barra de Formatação encontramos os botões para aplicação destes efeitos. Eles são identificados pela letra do nome do próprio efeito, isto é N de negritoI de itálico , S de sublinhado.
Para aplicarmos tais efeitos, basta selecionar a região e dar um clique sobre o efeito desejado. Poderá ser aplicado mais de um efeito a mesma região. Para remover o formato, selecione a região e clique outra vez sobre o botão desejado.

Alterando tipo e tamanho da fonte

Mudar o tipo da fonte ou caractere, é tão fácil quanto a aplicação dos efeitos que acabamos de estudar. Como vimos, a aplicação destes efeitos requerem um região previamente selecionada. Com a região selecionada, basta dar um clique no Botão Fonte para a escolha do tipo desejado, localizado na Barra de Formatação. O mesmo procedimento deve ser usado para o botão tamanho da Fonte.
A formatação através de Menu, dá-se da seguinte maneira: 1º clique no Menu Formatar que está localizado na Barra de menus; 2º clique em Fonte.


terça-feira, 19 de abril de 2016

Programas para editar vídeos.

5 programas gratuitos para editar vídeos

Gande parte de um bom resultado na edição de um vídeo vem do talento e da técnica do editor. Porém, possuir a ferramenta correta é extremamente importante e contribui diretamente no resultado final.
A escolha do software é bastante pessoal, já que cada pessoa se adapta melhor a um programa ou outro. Porém, separamos aqui cinco excelentes opções de editores de vídeos gratuitos que, com certeza, pode ajudar você em tarefas mais complexas ou itens mais rápidos.
CLIQUE AQUI, LEIA A MATÉRIA COMPLETA E ESCOLHA O SEU PROGRAMA.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Blog em atualização.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Mais um ano se inicia cheio de novidades em nossa escola. Novos conteúdos de Tecnologia na Educação e muita alegria nos espera.