quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Lauda é um nome genérico dado a uma página de livro, jornais, mas também pode referir-se a alguns padrões de paginação (margens, fontes, espaçamentos, etc) ou a uma medida obsoleta e imprecisa usada como quantidade de texto a ser produzido, editado ou traduzido. É um termo mais frequente no Brasil. Atualmente, a produção de textos em computadores e o completo desuso de máquinas de escrever tornou a lauda obsoleta, como medida de quantidade de texto. Usa-se a quantidade de caracteres (incluindo espaços), função automática nos programas editores de texto.
Como medida de quantidade de texto, a lauda pode ter grande variação. Por exemplo, em máquinas de escrever, alguns jornais estipulavam laudas de 20 linhas por 60 caracteres em cada linha, o que resultava em laudas de 1200 caracteres. Mas outros veículos estipulavam 25 linhas de 65 caracteres, o que resultava em 1625 caracteres. Hoje, conforme as medidas sugeridas pelas normas ABNT NBR 14724:2011, uma página de texto pode conter mais de 3000 caracteres. Portanto, "lauda" como medida de caracteres de produção textual não tem precisão.
Para trabalhos acadêmicos, como artigos científicos e trabalhos de conclusão de cursos segundo as normas ABNT NBR 14724:2011, as medidas padrão para a formatação de uma lauda são:
  • Margem superior: 3,0 cm
  • Margem inferior: 2,0 cm
  • Margem direita: 2,0 cm
  • Margem esquerda: 3,0 cm
  • Citações: segundo as normas ABNT NBR 10520:2002, citações com mais de 3 linhas devem ter seu próprio parágrafo com fonte em tamanho menor que o do texto, com 4 cm de recuo em relação à margem esquerda.
  • Espaçamento das linhas: 1½ (50% maior que o tamanho da fonte)
  • Tamanho de letra: sugere-se corpo 12
  • Tipo de letra: sugere-se Times New Roman ou Arial
  • Formato de papel: A4
Já na televisão, as medidas padrões para a formatação de uma lauda são:
  • Margem superior: 2,5 cm
  • Margem inferior: 2,5 cm
  • Margem direita: 3,0 cm
  • Margem esquerda: 3,0 cm
  • Tamanho de letra: 12
  • Tipo de letra: Times New Roman (fonte serifada)
  • Formato de papel: Carta
Para tradução, a configuração da lauda deve ser dependente do tipo de tradução. Na tradução literária, há 30 linhas com até 70 toques (ou caracteres), resultando em 2.100 toques. Na tradução juramentada, utiliza-se como padrão a lauda de 1.000 caracteres sem espaços (conforme o § 2.° da Deliberação Jucesp No. 005, de 10/11/2011)
A lauda jornalística, em geral, continha um número entre 20 e 25 linhas com 60 a 70 caracteres por linha ou um total entre 1200 a 1750 caracteres por lauda.
Em função da enorme variação no número total de linhas e caracteres abarcados pelo conceito de lauda, e como atualmente a produção textual é feita em computador, recomenda-se medir a quantidades de caracteres, incluindo-se os espaços, através do recurso apropriado dos editores de texto. Na diagramação, é recomendável o uso da pré-diagramação com um texto falso (copy fit) contendo contadores de caracteres

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como montar uma notícia técnicas.


Uma notícia é um relato ordenado, objetivo e claro de fatos recentes ou de situações, com interesse público, sem comentários nem expressão de opiniões.
Uma notícia divide-se em três partes: título, cabeça da notícia, parágrafo-guia ou lead e corpo da notícia, desenvolvimento ou body.

I- Título

Resumo da notícia com o menor número possível de palavras. É imperativo começar do mais importante para o menos importante, como toda a notícia.

O título deve conter:
1- ante título (assunto geral)
2- título (assunto principal da notícia)
3- subtítulo e entre títulos (assuntos específicos ou relevantes da notícia).
O ante título, o subtítulo e os entre títulos só se utilizam quando haja necessidade para tal.

II- Cabeça da Notícia, Parágrafo-Guia ou Lead

Este parágrafo é, normalmente, escrito com caracteres distintos e diferenciado do corpo da notícia. Começa do mais importante para o menos importante. Responde às seguintes perguntas:

1- Quem? - Afirmação mais importante da notícia, sujeito da frase, palavra-chave, palavra ou expressão com maior peso dramático

2- O quê? - Predicado (verbo) e complemento direto ou indireto. É o acontecimento propriamente dito.

3- Onde?
4- Quando?

Destas perguntas, somente se responde se existirem respostas para elas. A ordem das perguntas pode ser:

1- Quem?
2- O quê?
3- Quando?
4- Onde?

III- Corpo da Notícia, Desenvolvimento ou Body

Expande as informações do parágrafo-guia, sempre do mais para o menos importante. Além disso, desde que haja elementos, responde às questões:

1- Como?
2- Porquê?

Uma notícia deve ser feita de forma, a que se retirarmos o último parágrafo, o conteúdo da mesma não seja praticamente afetado, ou seja, consigamos perceber a notícia.
Algumas Regras Gerais Para Fazer Notícias

1- Na execução de uma notícia, tudo se escreve sempre do mais importante para o menos importante. As afirmações colocam-se, habitualmente, antes de indicar quem as verbalizou.

2- Uma notícia escreve-se sempre na 3ª pessoa (do singular ou do plural). Eu, tu, nós, vós e vocês deverão somente serem empregues nas citações, separadas com aspas. 

3- Numa notícia, nunca se expressa opiniões, sentimentos, mas sim relatarmos a notícia tal e qual como ela é. Só se devem usar os adjetivos que designam o que é evidente para todas as pessoas. 

4- Quando não se presenciamos algum acontecimento, recorre-se a fontes diversas ou a citações, tendo sempre o cuidado de indicar que os dados estão em concordância com as referidas fontes. Indica-se somente aquilo que se tem a certeza.

5- A linguagem deve ser simples, clara e objetiva, para que todas as pessoas a possam compreender. As palavras pouco conhecidas não devem ser empregues. Deve-se evitar o uso de recursos estilísticos e de todas as expressões que possam suscitar dúvidas no leitor. As frases devem ser curtas e simples. Quando se usam siglas, é necessário dizer o que elas significam, colocando-as entre parêntesis.

6- Deve-se transmitir o máximo de informações num mínimo de palavras. 

7- A linguagem deve ser atrativa.