4º Ano




Como navegar na Internet

O navegador é a janela para o mundo dos sites. É nele que você digita os endereços virtuais que quer consultar e encontra os melhores atalhos.

Depois de garantir sua conexão com a internet, tudo o que você precisa é de um programa navegador e de muita curiosidade. Os navegadores (browsers, em inglês) são as janelas para o mundo virtual. Basta informar um endereço, esperar que as informações sejam exibidas na sua tela e pronto. Se você tem pc, provavelmente terá o Internet Explorer, mas é bom conhecer outros para escolher o mais adequado.
BOTÕES BÁSICOS
HOME
O leva à página inicial. É o site que abre quando o programa é acionado.
SETAS
Você pode voltar a uma página já visitada usando as setas para a frente e para trás, que ficam ao lado da barra de endereços. Isso evita a digitação repetitiva de endereços.
ATUALIZAR
O desenho que lembra o símbolo da reciclagem faz com que uma página seja carregada novamente. Ao fazer isso em um portal de notícias, por exemplo, você vê as últimas alterações publicadas.
PARAR
Interrompe o carregamento de uma página. O recurso é ideal para escapar de sites que demoram muito para aparecer e deixam o computador lento.
O que é HTTP?
Significa hypertext transfer protocol , um código internacional de internet que não precisa ser digitado.
O que é WWW?
Significa world wide web, é um padrão de linguagem de endereços virtuais. Alguns sites dispensam o www, mas, na dúvida, teste com ele.
Safari: agora também para windows
Safari, da Apple, navegador-padrão dos computadores Macintosh, que recentemente ganhou uma versão para o Windows (www.apple.com/safari).

Escolha seu (novo) navegador

Opera
Tem versões para Windows,
Linux e Mac.www.opera.com
Prós – É grátis e, além de servir como navegador, baixa e-mails, entra em salas de bate-papo do IRC e faz download de arquivos da rede BitTorrent. / Com um visual diferentão, o Opera mostra vários sites dentro de sua janela. / Por ser pouco popular, é um dos navegadores menos visados pelos golpistas e invasores.
Contras – Por concentrar muitas opções em seus menus, o programa pode confundir os usuários iniciantes. / Se comparado ao Firefox, tem poucos acessórios adicionais (widgets). / Também apresenta falhas ao carregar páginas criadas para ser exibidas no Internet Explorer.
Atenção! – O Opera pode até não ser a melhor opção para navegar na internet usando o computador, mas tem uma versão para celulares recheada de bons recursos. Vale a pena conferir se o seu telefone é compatível com o Opera Mini (www.operamini.com).
Firefox 2.0
Tem versões para Windows, Linux e Mac. http://www.getfirefox.com
Prós – É grátis. Bastante seguro contra invasores. / Tem centenas de acessórios (também gratuitos) que incrementam sua aparência e turbinam suas funções. / O buscador embutido mostra resultados do Google. / É mais rápido que o Internet Explorer para carregar páginas (segundo testes independentes). / Apaga rastros da navegação pela web (lista de sites visitados) com apenas um botão.
Contras – Vem sem alguns acessórios essenciais da internet, como o Flash Player e o tocador de vídeo QuickTime (ambos precisam ser instalados separadamente). z Alguns sites de bancos e formulários online não têm versões para o navegador, o que causa problemas na exibição do conteúdo.
Atenção! – Com o acessório GreaseMonkey (addons.mozilla.org) instalado no Firefox, é possível alterar a aparência e o comportamento das páginas da internet. Quem usa o correio eletrônico do Google, o Gmail, pode fazer as mensagens aparecer com cores diferentes e adicionar botões para organização da caixa postal online.













PRIMEIRO BIMESTRE

PowerPoint é o programa utilizado para edição e exibição de apresentações gráficas da suíte Microsoft Office.
O PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagenssonstextos e vídeos, que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), assim como uma ampla gama de modelos de apresentação pré-definidos e uma vasta galeria de objetos (ClipArt). Há uma extensa gama de efeitos de animação e composição de slides.

O formato nativo do PowerPoint é o .PPT, para arquivos de apresentações, e o .PPS, para apresentações diretas. PowerPoint em geral são lidos sem problemas por outros softwares similares como o OpenOffice.org/Impress.



Começando
O Microsoft Powerpoint 2007 é muito intuitivo quanto às alterações e animações que podem ser inseridas nos slides. Para acessar o guia de mudança nestes aspectos, basta selecionar a aba “Animações”, conferindo as opções logo em seguida.
Inserindo animações automaticamente
Logo que você clicar na opção de “Animações”, poderá notar que diversos modelos prontos já estão inseridos na parte superior da janela. Para aplicar automaticamente algum deles, basta selecionar o slide desejado e o estilo em seguida.
Também é possível definir algum som específico para ser colocado nos slides, além de definir quanto tempo cada transição levará. O botão “Aplicar a Todos” repete a personalização em todos os seus slides, deixando-os de maneira uniforme.
Deixe as coisas do seu jeito
Clicando em “Animação Personalizada”, você pode configurar suas apresentações slide por slide, adicionando efeitos de entrada, duração e saída em cada trecho deles, além das trajetórias em transições verticais e horizontais.
Como no modo anterior, aqui também é possível estipular algumas opções para os slides, como a maneira de ativá-los e a velocidade na execução das animações. Basta usar a sua imaginação e escolher as melhores opções de animação para as suas apresentações. Caso queira visualizar o projeto, basta clicar em “Executar” para ver a animação ou teclar F5 para acompanhar a apresentação inteira.


















=================================================================



Olho no telão e vamos nos divertir

Exercício 1



Clique aqui e vamos nos divertir com os nossos estados

clique aqui  e agora vamos descobrir as capitais dos estados




Objetivos Específicos de Informática para 4° ano

Estimular a participação do aluno, empregar o recurso multitarefa alternando entre os programas;
Copiar e colar, encontrar, abrir e salvar arquivos na árvore de diretório, maximizar, minimizar, restaurar e fechar;
Noções básicas do pacote Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint);
Formatação simples de textos (fonte, tamanho, cor, negrito, itálico e sublinhado);
inserir Clipart, Caixa de Texto e Wordart, disposição do texto (quadrado, comprimido, através superior, atrás, na frente, alinhado), plano de fundo e preenchimento.










====================================

Vamos nos divertir aprendendo um novo programa para editarmos fotografias.
Para baixar o programa clique aqui. Quando terminar o download instale em seu computador.
Para instalar
Olho no telão.


Uma das melhores formas de conquistar a atenção da platéia em uma apresentação é, sem dúvida, fazer bom uso da questão visual nos slides. Um dos aspectos importantes neste quesito é a transição entre eles, além das animações e efeitos inseridos em cada um.
Para demonstrar como personalizar suas apresentações utilizamos o Microsoft Powerpoint 2007, um dos melhores aplicativos para a criação e elaboração de apresentações de slides. Dentro do próprio aplicativo estão contidas diversas ferramentas para você deixar suas palestras ainda mais atraentes.

=============

FOLCLORE

O principal folclorista – isto é, estudioso do folclore – brasileiro (e um dos maiores do mundo), Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), definiu o folclore como: a cultura popular, tornada normativa pela tradição. Com essa definição, Cascudo pretendia destacar exatamente o que o folclore significa, em sua acepção original, dada pelo antiquário inglês William John Thoms: folk significapovo e lore, instrução, sabedoria. Assim sendo, a cultura popular também carrega uma sabedoria, um conjunto de conhecimentos específicos, que se organizam, geralmente, em forma de mitos (narrativas) e rituais (festas, cerimônias etc).
O folclore manifesta-se de muitas formas e em todas as regiões do mundo, pois a cultura popular é bastante versátil e se desenvolve com força em qualquer povo. Da mesma forma que a cultura erudita, ou a chamada “alta cultura” (literatura, música clássica, poesia, teatro etc.), a cultura popular é de suma importância para a construção da identidade de um povo, ou de uma civilização inteira.
O conjunto de lendas, de provérbios, de encenações e festas, sempre concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e contos de fadas. Geralmente é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em determinada tradição. A tradição folclórica do Brasil, por exemplo, desenvolveu-se de variadas formas de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos que se misturam em terras brasileiras; notadamente, povos africanos, os nativos indígenas e europeus.
As principais lendas e ritos do folclore brasileiro mais famosos são: o do Saci-Pererê, da Iara, do Bumba meu boi, do Lobisomem e da Mula sem cabeça. Muitas dessas lendas são derivações de narrativas mitológicas dos povos europeus, como é o exemplo da Iara, uma “sereia da Amazônia”, que remete às sereias da mitologia grega, narradas por Homero, na Odisseia.
O folclore também associa-se frenquentemente às tradições religiosas, acrescentando elementos novos aos rituais tradicionais. Grandes festas populares, como, no caso brasileiro, o carnaval, e, no caso irlandês, o dia de São Patrício, são exemplos disso. O sincretismo religioso, isto é, as misturas de rituais e crenças religiosas de várias tradições também compõem a cultura brasileira. A prática de se “benzer” um doente, de se “fechar o corpo” contra males, e outras variações disso, são expressão deste sincretismo.
As tradições populares são conservadas por meio do folclore. Através de uma festa, como a do Bomba meu boi, toda uma herança imaterial – isto é, um estoque de valores e sabedoria tradicional é passado de geração em geração. É de suma importância, portanto, o estudo e o conhecimento das práticas do folclore, não apenas do Brasil, mas de todos os povos, das variadas regiões do globo.
EXERCÍCIO EM SALA DE AULA
CRIAR NO POWER POINT UM SLIDE DE CAPA COM O TÍTULO (FOLCLORE), SUBTÍTULO COLOCAR O NOME DA DUPLA.
CRIAR UM NOVO SLIDE PARA CADA PARÁGRAFO DO TEXTO ABAIXO..
  1. A Iara é uma lenda do folclore brasileiro. Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos.
  2. A Iara costuma tomar banho nos rios e cantar uma melodia irresistível, desta forma os homens que a vêem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro do rio. Ela tem o poder de cegar quem a admira e levar para o fundo do rio qualquer homem com o qual ela desejar se casar.
  3. Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar perto dos lagos ao entardecer.
  4. Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo, e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé.
  5. Os irmãos de Iara tinham muita inveja e resolveram matá-la à noite, enquanto dormia. Iara, que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou.
  6. Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia.


-------------------------------------------------

Como criar seu próprio cartão de visita

Existem várias marcas de papéis para confecção de cartões de visitas à venda em papelarias e lojas especializadas em produtos para informática. Eu uso algumas marcas conhecidas, com o tamanho A4 (0,55 x 0,95 cm) com dez cartões por página.
Algumas marcas já vêm com um disquete preparado para ser usado diretamente no Word , com uma tabela pronta, com todas as medidas do modelo do cartão, outros você compra somente o papel e precisa preparar a tabela seguindo as medidas do papel.
Então, neste caso, precisamos fazer algumas formatações.
Veja como é simples:
Ao entrar no word, siga os passos abaixo: (FERRAMENTAS > CARTAS E CORRESPONDÊNCIAS > ENVELOPES E ETIQUETAS)


Na janela qeu se abre, clique na guia ETIQUETAS, como mostra a figura abaixo:

Então, clique em OPÇÕES, para escolher o modelo da etiqueta:


Na janela Opções de etiqueta você deve escolher o tipo de impressora: Matricial ou Laser/Jato de tinta. Na opçãoEtiquetas, você pode optar pelos tamanhos Carta ou A4/A5, conforme a opção do papel de cartão comprado. Em Número de série escolha a Opção Cartão de Visita.
Agora escolha Detalhes para acertamos o tamanho do Cartão. Como mostra a figura abaixo:

O Cartão com a medida (9,5 x 5,5 cm) ficou com estas medidas conforme descrição abaixo. Mas você também pode ajustar estas medidas para um outro tamanho de cartão de visita, basta medi-lo corretamente e indicar todos os detalhes para confecção do cartão.
Clique em OK para continuar.


Agora escolha Novo documento.


Será apresentada uma tabela do Word com duas colunas e cinco linhas (10 cartões).
A tabela não estará visível, mas vc perceberá as suas divisões, de linhas e colunas.


Para trabalhar melhor, aconselho tornar as bordas visíveis, clicando na ferramenta BORDAS, na barra de ferramentas.




Perceba que com as boras, torna-se melhor o trabalho, pois vc terá uma melhor orientação para as margens.





Agora, vc poderá trabalhar normalmente.
Se você quiser, poderá colocar uma cor de fundo no seu cartão.
Vc irá clicar com o botão direito do mouse sobre o cartão.Então, escolha BORDAS E SOMBREAMENTO.

Então escolha uma cor para o seu cartão...
No meu caso, escolhi verde claro.


Perceba como ficou o meu cartão.



Agora, com seus conhecimentos de word, vc poderá estar colocando imagens do ARQUIVO, CLIPARTS, WORDART, AUTOFORMAS , enfim, tudo o que aprendeu durante o curso.
O cartão é seu, use sua criatividade!
No exemplo, irei colocar uma imagem que tenho em meus arquivos.
Então irei INSERIR > IMAGEM > DO ARQUIVO

Perceba como fica meu cartão, com a imagem inserida.

Agora, vamos utilizar a barra de ferramentas de imagem, para formatar nossa figura.
Neste caso, eu cliquei na ferramenta DISPOSIÇÃO DA IMAGEM, para poder trabalhar com a imagem no local onde eu achar melhor.
Você pode também utilizar as outras ferramentas, como COR, CONTRASTE, BRILHO...deixando sua imagem do jeito que preferir.

Com a imagem selecionada, aproveite para redimensioná-la , no tamanho desejado, arrastando na diagonal com o mouse.

Perceba que como o meu plano de fundo é verde, a imagem
com fundo branco não deixou uma aparência legal.
Então, decidi retirar esses espaços brancos da imagem, deixando-os transparentes.
Para isso, utilizei a ferramente DEFINIR COR TRANSPARENTE, como mostra a figura abaixo.
Então é só clicar na área que desejo deixar transparente.

Perceba a diferença...
Não ficou visulamente mais agradável?

Agora, continuarei a incrementar meu cartão, colocarei um WORDART, com o nome da empresa, de forma a chamar a atenção , além da imagem.
Você poderá inserir qualquer outro elemento do word, além das imagens, pode inserir textos.

Veja como ficou meu cartão depois de imagens e textos:

Agora, o cartão já está pronto.O que temos que fazer é UNIR todos os elementos do cartão, de forma a se tornarem uma só imagem.Assim, ficará mais fácil na hora de colar nos demais espaços da página.
Para isso, clique sobre as imagens do cartão, segurando a tecla CTRL, em seguida, clique com o botão direito e selecione a opção AGRUPAMENTO > AGRUPAR, como mostra a figura abaixo:

Perceba que os 3 elementos do cartão, (imagem, wordart e caixa de texto), agora são um só.

Entao agora é só clicar com o botão direito, COPIAR e sair colando nas outras células da tabela, de modo a preencher todos os espaços para os cartões.

Sua página ficará assim

Agora é só imprimir e sair distribuindo por aí!!

Criando um cartão

Abra o MS Word. Clique em " Tabela " na barra de navegação . Destaque em "Inserir " e selecione " Tabela ". Uma caixa de diálogo "Inserir Tabela " é exibida. 
Digite " 1 " no campo " Número de colunas " campo e "2" no número de linhas de campo . Clique em " OK". 
Selecione "Tabela" na barra de navegação e clique em " Propriedades da tabela. " Clique na aba " Row" . Clique na caixa ao lado de " especificar a altura " em " Linha 1, " e digite " 5 ". Clique no botão "Next linha " , e digite "5" também para a segunda linha. Clique na aba " Coluna" , e garantir que a largura preferida é " 6.15 ". Clique em " OK" para fechar a caixa . 
Clique dentro da segunda linha da tabela e digite o texto para a parte dianteira do convite . Melhorar a aparência do texto com as ferramentas na barra de ferramentas. Por exemplo, escolher uma fonte decorar , aumentar o tamanho , mudar a cor e centralizar o texto . 
Inserir uma imagem , se for o caso . Clique na opção "Inserir" na barra de ferramentas de navegação , e selecione " Imagem ". Clique em " Clip-art " para selecionar uma das imagens da galeria de clip-art ou "From File" para selecionar uma imagem . Clique no clip-art ou uma imagem, e use as alças em torno dele para redimensionar a imagem , se necessário. 
Clique no ícone de fronteiras na barra de ferramentas . (Este ícone aparece no lado direito da barra de ferramentas, ao lado do ícone retratando um marcador. ) Selecione a opção " Insider Horizontal Border " para remover a linha horizontal no cartão. Coloque uma folha de papel cartolina na bandeja da impressora e imprimir o cartão. 
Repita os passos 1 a 3 para criar uma tabela para a segunda página do cartão. Clique na parte inferior da tabela , e digite as informações para o evento. Ajuste o texto como desejado. 
Coloque a folha impressa de papel cartão na bandeja da impressora com o lado impresso voltado para cima. Imprima a segunda página do convite. 
Corte o excesso de papel ao redor do cartão , usando as fronteiras como um guia. Marque uma linha horizontal através do meio do cartão com uma ferramenta de pontuação. Dobre o cartão ao longo desta linha . 


=====================================================


TRABALHANDO COM O POWER POINT
TEMA (TÍTULO) EXEMPLO: “Luz ontem e hoje”
Objetivos Gerais
• Reconhecer a importância da luz para a vida;
• Promover discussões e estudos com as crianças sobre o tema proposto;
• Promover conhecimento científico;
• Estender a toda comunidade escolar os conhecimentos adquiridos e as produções das crianças;
• Perceber a dependência dos seres vivos em relação 
à luz elétrica.














--------------------------------------------------------------------------------------------------



COMO DIVIDIR UM TEXTO EM COLUNAS




E vamos aprender um pouco mais do Microsoft Word



Vamos digitar um texto.

Para selecionar todo o texto CTRL+T
Após o texto estar todo selecionado clique no botão para justificar o texto.

Coloque o cabeçalho e o rodapé.



Para terminar salve seu arquivo.



Folclore

O folclore é um conjunto de manifestações da cultura popular que existe nos mais variados povos, nas várias regiões do mundo.

O principal folclorista – isto é, estudioso do folclore – brasileiro (e um dos maiores do mundo), Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), definiu o folclore como: a cultura popular, tornada normativa pela tradição. Com essa definição, Cascudo pretendia destacar exatamente o que o folclore significa, em sua acepção original, dada pelo antiquário inglês William John Thoms: folk significa povolore, instrução, sabedoria. Assim sendo, a cultura popular também carrega uma sabedoria, um conjunto de conhecimentos específicos, que se organizam, geralmente, em forma de mitos (narrativas) e rituais (festas, cerimônias etc).
O folclore manifesta-se de muitas formas e em todas as regiões do mundo, pois a cultura popular é bastante versátil e se desenvolve com força em qualquer povo. Da mesma forma que a cultura erudita, ou a chamada “alta cultura” (literatura, música clássica, poesia, teatro etc.), a cultura popular é de suma importância para a construção da identidade de um povo, ou de uma civilização inteira.
O conjunto de lendas, de provérbios, de encenações e festas, sempre concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e contos de fadas. Geralmente é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em determinada tradição. A tradição folclórica do Brasil, por exemplo, desenvolveu-se de variadas formas de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos que se misturam em terras brasileiras; notadamente, povos africanos, os nativos indígenas e europeus.
As principais lendas e ritos do folclore brasileiro mais famosos são: o do Saci-Pererê, da Iara, do Bumba meu boi, do Lobisomem e da Mula sem cabeça. Muitas dessas lendas são derivações de narrativas mitológicas dos povos europeus, como é o exemplo da Iara, uma “sereia da Amazônia”, que remete às sereias da mitologia grega, narradas por Homero, na Odisseia.
O folclore também associa-se frenquentemente às tradições religiosas, acrescentando elementos novos aos rituais tradicionais. Grandes festas populares, como, no caso brasileiro, o carnaval, e, no caso irlandês, o dia de São Patrício, são exemplos disso. O sincretismo religioso, isto é, as misturas de rituais e crenças religiosas de várias tradições também compõem a cultura brasileira. A prática de se “benzer” um doente, de se “fechar o corpo” contra males, e outras variações disso, são expressão deste sincretismo.
As tradições populares são conservadas por meio do folclore. Através de uma festa, como a do Bomba meu boi, toda uma herança imaterial – isto é, um estoque de valores e sabedoria tradicional é passado de geração em geração. É de suma importância, portanto, o estudo e o conhecimento das práticas do folclore, não apenas do Brasil, mas de todos os povos, das variadas regiões do globo.

Vamos montar uma apresentação no power point.

Moleque travesso e brincalhão, o Saci-Pererê é um personagem do folclore brasileiro, talvez o mais popular de todos.
Suas principais características são: fumar um cachimbo, ter uma carapuça vermelha na cabeça e andar, pulando, na única perna que tem.
Conta a lenda do Saci-Pererê que ele vive escondido pelas florestas, para assustar os destruidores da natureza. Seu maior ofício é assombrar esses homens, para que nunca mais voltem ao lugar e parem de degradar o meio ambiente.
Para que não seja pego, se esconde dentro dos redemoinhos, fugindo dos homens maus.

Negrinho, moleque de uma perna só
Mas esse moleque, negrinho, não consegue ficar quieto, apronta muitas “artes”. Ao entrar em nossas casas, assusta as pessoas, esconde objetos e apronta a maior bagunça.
Quando procuramos alguma coisa e não encontramos, dizemos que foi arte do Saci-Pererê, que escondeu o objeto perdido.
A carapuça do Saci lhe dá poderes mágicos. Pode desaparecer de um lugar, faz desaparecer objetos, prende as pessoas, derruba água, faz uma chama de fogão se acender sozinha, etc. Quando alguém consegue tirá-la de sua cabeça, o negrinho fica sob o domínio dessa pessoa. Mas ele é muito esperto e rouba o gorro de volta.
Dentre as molecagens preferidas do Saci-Pererê estão: queimar a comida, fazer vento para sujar a roupa limpa no varal, assustar viajantes que passam pelas estradas com gritos e assovios, abrir a porteira e soltar o gado, dar nós nas crinas dos cavalos, etc.
O Saci-Pererê ficou mais popular depois de adaptado às obras de Monteiro Lobato, sendo personagem do Sítio do Picapau Amarelo, que virou programa de TV.





www.brasilescola.com.br

================================== Vamos conferir o site da escola. clique aqui.




=====================
Hoje veremos mais alguns recursos do power point.




Neste tutorial, mostraremos como criar uma apresentação de slides em PPT, utilizando os principais recursos que do Power Point.
Passo 1. Partiremos de um slide em branco. Vamos considerar que ele será a capa da nossa apresentação. Clique em “Inserir” e depois em “Imagem” para adicionar uma imagem de fundo. Se preferir, também é possível “arrastar” uma imagem para dentro do programa.


Passo 2. Se preferir, clique na aba “Design” e selecione um dos modelos de fundo já disponíveis no próprio PowerPoint.



Passo 3. Agora que já temos uma imagem de fundo, criaremos o título da nossa apresentação. Para dar mais destaque, colocaremos o texto dentro de uma forma, que pode ser adicionada clicando no menu “Formas”.


Passo 4. Caso deseje, é possível alterar algumas opções da forma (como cor, contorno, transparência etc.) clicando com o botão direito sobre ela e selecionando a opção “Formatar Forma”.


Passo 5. Para criar o título, ainda na aba “Inserir”, clique em “Caixa de Texto”. Crie uma caixa arrastando o cursor, mas não se preocupe, pois o tamanho pode ser alterado.
Passo 6. Depois de inserir o título, você irá automaticamente para a aba “Início”. Lá, é possível escolher a fonte do texto, a cor, e algumas outras opções