Bom dia queridos alunos, hoje vamos criar uma pasta em desktop, onde ficarão guardados o nossos trabalhos, para isso siga o passo a passo:
- Clique com o botão direito do mouse:
- Criar novo -pasta, digitar o nome da sala.
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Resumo
PowerPoint - 1
MicrosoftOffice
PowerPoint Introdução
Noções
básicas
Tarefas
básicas para criar uma apresentação do PowerPoint
PowerPoint para Office 365 PowerPoint 2019 PowerPoint 2016 PowerPoint.
PowerPoint apresentações funcionam como apresentações de slides. Para
transmitir uma mensagem ou uma história, você a divide em slides. Pense em cada
slide como uma tela em branco para as imagens e palavras que ajudam você a
falar com sua história.
Versões mais recentes Office 2010 - Office 2007
- Escolha um
tema.
- Ao iniciar
uma nova apresentação do PowerPoint, você terá a oportunidade de escolher
um tema ou um modelo. Um tema é um design de slide que contém
correspondências de cores, fontes e efeitos especiais como sombras,
reflexos, dentre outros recursos.
Na guia arquivo , selecione novo e, em modelos e temas disponíveis, escolha
temas.
À medida que você clica em cada tema, PowerPoint mostra uma visualização no
lado direito.
Quando você encontrar o que você deseja, clique em criar.
Mostra uma visualização de um tema.
Inserir um novo slide
Na guia Página Inicial, clique na metade inferior do Novo Slide e escolha um
layout de slide.
Mostra o botão Novo Slide na guia Página Inicial na faixa de opções no PowerPoint
Salvar a sua apresentação
Na guia Arquivo, escolha Salvar.
Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para a apresentação e escolha Salvar.
Dica: Salve o trabalho à medida que o fizer. Pressione Ctrl + S com frequência.
Leia mais: salvar o arquivo da apresentação
Adicionar texto
Selecione um espaço reservado para texto e comece a digitar.
Mostra a opção Adicionar Texto em um campo de texto no PowerPoint
Formatar seu texto
Selecione o texto.
Em Ferramentas de desenho, escolha Formatar.
Mostra a guia Ferramentas de Desenho no PowerPoint
Siga um destes procedimentos:
Para alterar a cor de seu texto, escolha Preenchimento de Texto e escolha uma
cor.
Para alterar a cor do contorno de seu texto, escolha Contorno do Texto e, em
seguida, escolha uma cor.
Para aplicar uma sombra, reflexo, brilho, bisel, rotação 3D, uma transformação,
escolha Efeitos de Texto e, em seguida, escolha o efeito desejado.
Adicionar imagens
Na guia Inserir , escolha imagem.
Procure a imagem desejada e escolha Inserir.
Adicionar formas
Você pode adicionar formas para ilustrar seu slide.
Na guia Inserir , selecione formas e em seguida, selecione uma forma no menu
exibido.
Na área do slide, clique e arraste para desenhar a forma.
Selecione a guia formato de ferramentas de desenho na faixa de opções. Abrir a
Galeria de estilos de forma para adicionar rapidamente uma cor e um estilo
(incluindo sombreamento) à forma selecionada.
Grupo Estilos de Forma
Adicionar anotações do orador
Os slides ficam melhores quando você não insere informações em excesso. Você
pode colocar fatos úteis e anotações nas anotações do orador e consultá-los
durante a apresentação. No modo de exibição normal, o painel de anotações fica
logo abaixo da janela de modo de exibição de slide.
Na guia Exibir, no grupo Modos de Exibição de Apresentação, clique em Normal.
Clique no painel de Anotações abaixo do slide e comece a digitar suas
anotações.
Mostra o painel de anotações abaixo da janela de slide
Fazer sua apresentação
Na guia Apresentação de Slides, siga um destes procedimentos:
Para iniciar a apresentação no primeiro slide, no grupo Iniciar Apresentação de
Slides, clique em Do Começo.
Mostra a guia Apresentação de Slides na faixa de opções do PowerPoint
Se você não estiver no primeiro slide e desejar começar do ponto onde está,
clique em Do Slide Atual.
Se você precisar apresentar às pessoas que não estão onde você está, clique em
transmitir apresentação de slides para configurar uma apresentação na Web. Para
saber mais, confira transmitir sua apresentação do PowerPoint para uma
audiência remota.
Sair da exibição Apresentação de Slides
Para sair da exibição de Apresentação de Slides a qualquer momento, pressione a
tecla Esc do teclado.
Dicas para criar uma apresentação eficiente
Considere as dicas a seguir para manter seu público interessado.
Minimizar o número de slides
Para manter uma mensagem clara e manter seu público attentive e interessado,
mantenha o número de slides na sua apresentação no mínimo.
Escolher um tamanho de fonte amigável para a audiência
A audiência deve ser capaz de ler seus slides de uma distância. Em geral, um
tamanho de fonte menor que 30 pode ser muito difícil para o público ver.
Manter o texto do slide simples
Você quer que seu público Ouça suas informações em vez de ler a tela. Use
marcadores ou frases curtas e tente manter cada item em uma linha.
Alguns projetores cortam slides nas bordas, para que frases longas possam ser
cortadas.
Usar elementos visuais para ajudar a expressar sua mensagem
Imagens, gráficos, gráficos e elementos gráficos SmartArt oferecem dicas
visuais para que seu público se lembre. Adicione uma arte significativa para
complementar o texto e as mensagens em seus slides.
No entanto, como com texto, evite incluir muitos auxílios visuais em seu slide.
Crie rótulos para gráficos e elementos compreensíveis
Use apenas texto suficiente para criar elementos de rótulo em um gráfico de
comprehensible de gráfico.
Aplicar planos de fundo de slide sutis e consistentes
Escolha um modelo ou tema atraentes e consistentes que não sejam atraentes.
Você não quer que o plano de fundo ou o design prejudique a sua mensagem.
No entanto, você também deseja fornecer um contraste entre a cor do plano de
fundo e a cor do texto. Os temas internos noPowerPoint definem o contraste
entre um plano de fundo claro com texto colorido escuro ou plano de fundo
escuro com texto colorido claro.
Para obter mais informações sobre como usar temas, consulte aplicar um tema
para adicionar cor e estilo à apresentação.
Verificar a ortografia e a gramática
Para ganhar e manter o respeito do público-alvo, sempre Verifique a ortografia
e a gramática em sua apresentação.
==========================================
Como estudar utilizando o power point e sua apostila.
Em primeiro lugar escolha a disciplina que você tenha maior dificuldade. Depois copie para os slides as partes grifadas na apostila como as mais importantes, lembrando que você deve colocar cada parte grifada em um slide e se a parte grifada for muito grande dividir em vários slides.
Lembrando que o primeiro slide deverá ter a sua série, o nome da disciplina no título e no subtítulo seu nome e número.
Agora vamos lá.
CRIAR UMA PLANILHA IGUAL O BOLETIM ESCOLAR
Bom dia queridos alunos, hoje vamos criar uma pasta em desktop, onde ficarão guardados o nossos trabalhos, para isso siga o passo a passo:
- Clique com o botão direito do mouse:
- Criar novo -pasta, digitar o nome da sala.
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Resumo
PowerPoint - 1
MicrosoftOffice
PowerPoint Introdução
MicrosoftOffice
PowerPoint Introdução
Noções
básicas
Tarefas
básicas para criar uma apresentação do PowerPoint
PowerPoint para Office 365 PowerPoint 2019 PowerPoint 2016 PowerPoint.
PowerPoint apresentações funcionam como apresentações de slides. Para transmitir uma mensagem ou uma história, você a divide em slides. Pense em cada slide como uma tela em branco para as imagens e palavras que ajudam você a falar com sua história.
Versões mais recentes Office 2010 - Office 2007
- Escolha um
tema.
- Ao iniciar
uma nova apresentação do PowerPoint, você terá a oportunidade de escolher
um tema ou um modelo. Um tema é um design de slide que contém
correspondências de cores, fontes e efeitos especiais como sombras,
reflexos, dentre outros recursos.
Na guia arquivo , selecione novo e, em modelos e temas disponíveis, escolha temas.
À medida que você clica em cada tema, PowerPoint mostra uma visualização no lado direito.
Quando você encontrar o que você deseja, clique em criar.
Mostra uma visualização de um tema.
Inserir um novo slide
Na guia Página Inicial, clique na metade inferior do Novo Slide e escolha um layout de slide.
Mostra o botão Novo Slide na guia Página Inicial na faixa de opções no PowerPoint
Salvar a sua apresentação
Na guia Arquivo, escolha Salvar.
Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para a apresentação e escolha Salvar.
Dica: Salve o trabalho à medida que o fizer. Pressione Ctrl + S com frequência.
Leia mais: salvar o arquivo da apresentação
Adicionar texto
Selecione um espaço reservado para texto e comece a digitar.
Mostra a opção Adicionar Texto em um campo de texto no PowerPoint
Formatar seu texto
Selecione o texto.
Em Ferramentas de desenho, escolha Formatar.
Mostra a guia Ferramentas de Desenho no PowerPoint
Siga um destes procedimentos:
Para alterar a cor de seu texto, escolha Preenchimento de Texto e escolha uma cor.
Para alterar a cor do contorno de seu texto, escolha Contorno do Texto e, em seguida, escolha uma cor.
Para aplicar uma sombra, reflexo, brilho, bisel, rotação 3D, uma transformação, escolha Efeitos de Texto e, em seguida, escolha o efeito desejado.
Adicionar imagens
Na guia Inserir , escolha imagem.
Procure a imagem desejada e escolha Inserir.
Adicionar formas
Você pode adicionar formas para ilustrar seu slide.
Na guia Inserir , selecione formas e em seguida, selecione uma forma no menu exibido.
Na área do slide, clique e arraste para desenhar a forma.
Selecione a guia formato de ferramentas de desenho na faixa de opções. Abrir a Galeria de estilos de forma para adicionar rapidamente uma cor e um estilo (incluindo sombreamento) à forma selecionada.
Grupo Estilos de Forma
Adicionar anotações do orador
Os slides ficam melhores quando você não insere informações em excesso. Você pode colocar fatos úteis e anotações nas anotações do orador e consultá-los durante a apresentação. No modo de exibição normal, o painel de anotações fica logo abaixo da janela de modo de exibição de slide.
Na guia Exibir, no grupo Modos de Exibição de Apresentação, clique em Normal.
Clique no painel de Anotações abaixo do slide e comece a digitar suas anotações.
Mostra o painel de anotações abaixo da janela de slide
Fazer sua apresentação
Na guia Apresentação de Slides, siga um destes procedimentos:
Para iniciar a apresentação no primeiro slide, no grupo Iniciar Apresentação de Slides, clique em Do Começo.
Mostra a guia Apresentação de Slides na faixa de opções do PowerPoint
Se você não estiver no primeiro slide e desejar começar do ponto onde está, clique em Do Slide Atual.
Se você precisar apresentar às pessoas que não estão onde você está, clique em transmitir apresentação de slides para configurar uma apresentação na Web. Para saber mais, confira transmitir sua apresentação do PowerPoint para uma audiência remota.
Sair da exibição Apresentação de Slides
Para sair da exibição de Apresentação de Slides a qualquer momento, pressione a tecla Esc do teclado.
Dicas para criar uma apresentação eficiente
Considere as dicas a seguir para manter seu público interessado.
Minimizar o número de slides
Para manter uma mensagem clara e manter seu público attentive e interessado, mantenha o número de slides na sua apresentação no mínimo.
Escolher um tamanho de fonte amigável para a audiência
A audiência deve ser capaz de ler seus slides de uma distância. Em geral, um tamanho de fonte menor que 30 pode ser muito difícil para o público ver.
Manter o texto do slide simples
Você quer que seu público Ouça suas informações em vez de ler a tela. Use marcadores ou frases curtas e tente manter cada item em uma linha.
Alguns projetores cortam slides nas bordas, para que frases longas possam ser cortadas.
Usar elementos visuais para ajudar a expressar sua mensagem
Imagens, gráficos, gráficos e elementos gráficos SmartArt oferecem dicas visuais para que seu público se lembre. Adicione uma arte significativa para complementar o texto e as mensagens em seus slides.
No entanto, como com texto, evite incluir muitos auxílios visuais em seu slide.
Crie rótulos para gráficos e elementos compreensíveis
Use apenas texto suficiente para criar elementos de rótulo em um gráfico de comprehensible de gráfico.
Aplicar planos de fundo de slide sutis e consistentes
Escolha um modelo ou tema atraentes e consistentes que não sejam atraentes. Você não quer que o plano de fundo ou o design prejudique a sua mensagem.
No entanto, você também deseja fornecer um contraste entre a cor do plano de fundo e a cor do texto. Os temas internos noPowerPoint definem o contraste entre um plano de fundo claro com texto colorido escuro ou plano de fundo escuro com texto colorido claro.
Para obter mais informações sobre como usar temas, consulte aplicar um tema para adicionar cor e estilo à apresentação.
Verificar a ortografia e a gramática
Para ganhar e manter o respeito do público-alvo, sempre Verifique a ortografia e a gramática em sua apresentação.
==========================================
Como estudar utilizando o power point e sua apostila.
Lembrando que o primeiro slide deverá ter a sua série, o nome da disciplina no título e no subtítulo seu nome e número.
Agora vamos lá.
CRIAR UMA PLANILHA IGUAL O BOLETIM ESCOLAR
O Excel é um software de computador que é adquirido mediante compra pronto para usá-lo. Sendo um dos softwares mais usados no mundo, podendo ser utilizado do nível básico ao avançado. É muito fácil de fácil de aprender mesmo para uso em nível básico.
O Excel é um software de computador que é adquirido mediante compra pronto para usá-lo. Sendo um dos softwares mais usados no mundo, podendo ser utilizado do nível básico ao avançado. É muito fácil de fácil de aprender mesmo para uso em nível básico.
O Excel é ótimo para fazer tabelas, controles, cálculos, colocar uma lista de nomes em ordem alfabética, desenhos simples ou números em ordem crescente, etc. É possível aprender o mínimo necessário no EXCEL em minutos. Não importa qual seja sua atividade, tenha certeza que vale a pena aprender Excel mesmo que seja o nível básico.
Como é e como se usa?
- Ao abrir o Excel no computador você verá uma tabela, e mais um monte de botões no topo da página. Esqueça os botões por enquanto. Escolha um retângulo qualquer clicando nele com o mouse. Esses retângulos é chamado de células.
- Digite nele um nome, o seu por exemplo. Tecle Enter. Digite outro nome. Enter de novo. Outro nome... Vá para a célula ao lado do 1º nome e digite um valor qualquer, 10, por exemplo. Enter. Outro valor. Enter... Se algum nome não coube na célula, vá lá em cima, no topo da coluna, onde estão as letras A, B, C.., posicione o cursor na divisa entre elas, ele irá virar uma setinha dupla e arraste para esquerda ou direita para ajustar a largura da coluna a seu gosto.
AGORA ABRA O EXCEL E FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS COM AS COLUNAS:
ITENS - VALOR UNITÁRIO - QUANTIDADE - VALOR TOTAL
NO FINAL UMA SOMA MOSTRANDO O TOTAL DAS COMPRAS.
FORMULAS:
VALOR TOTAL = QUANTIDADE MULTIPLICADA PELO VALOR UNITÁRIO
APÓS O TRABALHO DE ESTUDO EM POWER POINT, INICIAMOS ESTA SEMANA AS NOÇÕES DE STOP MOTION. AGUARDEM, NOVIDADES.
NESTE BIMESTRE COMEÇAMOS RELEMBRANDO OS COMANDOS BÁSICOS DO POWER POINT E CRIAMOS RESUMOS COM AS DISCIPLINAS CURRICULARES PARA AUXILIAR EM NOSSOS ESTUDOS. EM UM SEGUNDO MOMENTO AS DUPLAS APRESENTARAM PARA A SALA A SUA APRESENTAÇÃO COM OS RESUMOS E TRUQUES QUE UTILIZAM PARA ESTUDAR.
DICA DE HOJE.
O canaltech sempre tem ótimas dicas para nós.
Hoje fica como dica 30 maneiras de utilizarmos o Google.
Aproveitem.
https://canaltech.com.br/mercado/dicas-e-truques-para-melhorar-as-suas-buscas-no-google/
o
Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.
Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.
Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.
Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.
Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.
Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.
Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.
PARTE - 1
A genealogia é uma ciência que estuda a origem, evolução e disseminação das várias gerações de uma família. A partir de informações buscadas em documentos e certidões de pais, tios, avós e bisavós, as pessoas conseguem descobrir seus antepassados e quando e onde eles nasceram. A visita em cartórios, igrejas, arquivos públicos, museus e bibliotecas também podem auxiliar na busca por mais informações.
PARTE - 2
A partir dessa busca é possível construir a árvore genealógica de uma família com nomes, datas e lugares por onde andaram nossos antepassados, de forma que sejam mantidos vivos na memória de seus descendentes.
PARTE - 3
A árvore genealógica também pode ser chamada de heredograma (do latim heredium, herança), que é a representação gráfica das relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. No heredograma, cada individuo é representado por um símbolo, que mostra as suas características particulares e a relação de parentesco com os demais. Geralmente, os indivíduos do sexo masculino são representados por quadrados, enquanto os do sexo feminino são representados por um círculo. O casamento, no sentido biológico de procriação, é representado por um traço horizontal unindo o casal, e os filhos desse casamento são indicados por traços verticais unidos ao traço horizontal do casal, como mostra a figura abaixo.
DESCENDÊNCIA DO 5º ANO
03/05
A heráldica refere-se simultaneamente à ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos.
TAREFA PARA PRÓXIMA AULA:
PASSAR A LIMPO EM UMA FOLHA A4 OU DE CADERNO GRANDE, OS DADOS SOBRE A SUA GENEALOGIA
SEU NOME:
NOME DO PAI E DA MÃE
NOME DOS AVÓS MATERNOS E PATERNOS
NOME DOS TIOS PATERNOS E MATERNOS
ORIGEM DO SOBRE NOME DICA -> www.origemdosobrenome.com
*******
O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados (Também conhecido como DB "Data Base"), apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, de e-mails e contatos.
Foi anunciado pela primeira vez por Bill Gates em 01 de agosto de 1988 na Comdex , em Las Vegas. Sua primeira versão continha os aplicativos Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint.
Durante a Tech Ed, em Barcelona, em 28 de outubro de 2014, a Microsoft anunciou que pretende lançar o Office 16 no segundo semestre de 2015 primeiro para o usuário comum e depois para as empresas — ao contrário do que vem sendo feito ao longo dos últimos anos.
O Office 2016 (versão mais recente) funciona em PC's, Mac's, smartphones, tablets e na nuvem, mesmo em computadores que não têm o Office instalado. Ele é totalmente integrado com o OneDrive, e é compatível com telas sensíveis ao toque.
*******
Dica para criar um filme.
FORMULAS:
VALOR TOTAL = QUANTIDADE MULTIPLICADA PELO VALOR UNITÁRIO
APÓS O TRABALHO DE ESTUDO EM POWER POINT, INICIAMOS ESTA SEMANA AS NOÇÕES DE STOP MOTION. AGUARDEM, NOVIDADES.NESTE BIMESTRE COMEÇAMOS RELEMBRANDO OS COMANDOS BÁSICOS DO POWER POINT E CRIAMOS RESUMOS COM AS DISCIPLINAS CURRICULARES PARA AUXILIAR EM NOSSOS ESTUDOS. EM UM SEGUNDO MOMENTO AS DUPLAS APRESENTARAM PARA A SALA A SUA APRESENTAÇÃO COM OS RESUMOS E TRUQUES QUE UTILIZAM PARA ESTUDAR.
DICA DE HOJE.
O canaltech sempre tem ótimas dicas para nós.
Hoje fica como dica 30 maneiras de utilizarmos o Google.
Aproveitem.
https://canaltech.com.br/mercado/dicas-e-truques-para-melhorar-as-suas-buscas-no-google/
o
Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.
Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.
Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.
Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.
Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.
Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.
Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.
As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.
PARTE - 1
A genealogia é uma ciência que estuda a origem, evolução e disseminação das várias gerações de uma família. A partir de informações buscadas em documentos e certidões de pais, tios, avós e bisavós, as pessoas conseguem descobrir seus antepassados e quando e onde eles nasceram. A visita em cartórios, igrejas, arquivos públicos, museus e bibliotecas também podem auxiliar na busca por mais informações.
PARTE - 2
A partir dessa busca é possível construir a árvore genealógica de uma família com nomes, datas e lugares por onde andaram nossos antepassados, de forma que sejam mantidos vivos na memória de seus descendentes.
PARTE - 3
A árvore genealógica também pode ser chamada de heredograma (do latim heredium, herança), que é a representação gráfica das relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. No heredograma, cada individuo é representado por um símbolo, que mostra as suas características particulares e a relação de parentesco com os demais. Geralmente, os indivíduos do sexo masculino são representados por quadrados, enquanto os do sexo feminino são representados por um círculo. O casamento, no sentido biológico de procriação, é representado por um traço horizontal unindo o casal, e os filhos desse casamento são indicados por traços verticais unidos ao traço horizontal do casal, como mostra a figura abaixo.

DESCENDÊNCIA DO 5º ANO
03/05
A heráldica refere-se simultaneamente à ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos.
TAREFA PARA PRÓXIMA AULA:
PASSAR A LIMPO EM UMA FOLHA A4 OU DE CADERNO GRANDE, OS DADOS SOBRE A SUA GENEALOGIA
SEU NOME:
NOME DO PAI E DA MÃE
NOME DOS AVÓS MATERNOS E PATERNOS
NOME DOS TIOS PATERNOS E MATERNOS
ORIGEM DO SOBRE NOME DICA -> www.origemdosobrenome.com
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O Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados (Também conhecido como DB "Data Base"), apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, de e-mails e contatos.
Foi anunciado pela primeira vez por Bill Gates em 01 de agosto de 1988 na Comdex , em Las Vegas. Sua primeira versão continha os aplicativos Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint.
Durante a Tech Ed, em Barcelona, em 28 de outubro de 2014, a Microsoft anunciou que pretende lançar o Office 16 no segundo semestre de 2015 primeiro para o usuário comum e depois para as empresas — ao contrário do que vem sendo feito ao longo dos últimos anos.
O Office 2016 (versão mais recente) funciona em PC's, Mac's, smartphones, tablets e na nuvem, mesmo em computadores que não têm o Office instalado. Ele é totalmente integrado com o OneDrive, e é compatível com telas sensíveis ao toque.
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Dica para criar um filme.
Abrir brinquedos no Youtube vira febre e inflama debate sobre consumismo infantil
Chamados de 'unboxing', vídeos atraem audiência mirim e divide pais, especialistas e fabricantes de produtos para crianças.
Bastante popular nos Estados Unidos, um fenômeno no YouTube chamado unboxing - algo como "abrir caixas" - vem ganhando mais e mais fãs entre as crianças brasileiras. São vídeos de meninos e meninas (e às vezes adultos) desembrulhando brinquedos e chocolates. Eu descobri recentemente a nova moda e o que está por trás desse fascínio infantil por acaso, e confesso que me surpreendi com o que achei.
"Há alguns meses, meus filhos estavam assistindo a vídeos no YouTube e ouvi uma voz estranha saindo do tablet. De repente, a Peppa Pig parou de conversar e de grunhir, e surgiu uma menina falando inglês. Meus ouvidos agradeceram, mas fui ver do que se tratava. Era uma garota de cerca de 7 anos abrindo caixas com mini personagens do famoso desenho animado, a Peppa, George e Papai e Mamãe Pig.
Intrigada com o fascínio dos meus dois filhos (de 7 e 4 anos) por uma garota abrindo caixas, pacotinhos e ovos de plástico com brinquedinhos dentro, pesquisei e descobri que esse tipo de vídeo é chamado de unboxing. E também fiquei sabendo que por trás desses vídeos há algumas pesquisas, muitas dúvidas e polêmicas envolvendo youtubers mirins, pais, advogados e especialistas em internet. Veja as principais delas:”
De onde surgiu o unboxing?
Esses vídeos começaram a ganhar força, nos Estados Unidos, a partir de 2006 com produtos de tecnologia. "Eles faziam uma avaliação técnica de produtos, especialmente celulares, respondendo perguntas como: esse aparelho é bom? Como é a bateria dele? Quais funções ele tem? Devo comprar?", explica Paulo Silvestre, palestrante de mídias sociais e professor do mesmo assunto nas faculdades Mackenzie e PUC. Por volta de 2011, o unboxing ganhou o mundo infantil. "E as crianças se apropriaram desse conceito, fazendo seus próprios vídeos, com brinquedos", diz.
Quem assiste?
Nos Estados Unidos, há canais com unboxing que já somam bilhões de views, como o FunToyzCollector (antes chamado DisneyCollectorBR), e que tem 10 bilhões de vizualizações e 6,8 milhões de seguidores - e é o mais visto nos EUA. https://www.youtube.com/watch?v=aoc8d0gcf08
Seu vídeo recorde, com 107 milhões de views, mostra ovos de plástico com brinquedos de Angry Birds, Bob Esponja e Cars. No vídeo, se vê apenas uma mão abrindo as embalagens - uma mão que seria de uma brasileira. No segundo canal mais visto, o Blu Toys Surprise Brinquedos & Juegos, com 5 milhões de vizualizações, há vídeos gravados em português.
Um levantamento feito online por Luciana com 776 pais e mães também detalhou ao que cada faixa etária está assistindo. "Me surpreendi em ver como os vídeos de abrir brinquedo começaram ganhar audiência entre crianças de 0 a 2 anos, especialmente de dezembro do ano passado para cá." Entre os dez canais mais assistidos por esses bebês/crianças, quatro mostram unboxing.
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1º Bimestre
CRIAR UMA PLANILHA IGUAL O BOLETIM ESCOLAR
Bastante popular nos Estados Unidos, um fenômeno no YouTube chamado unboxing - algo como "abrir caixas" - vem ganhando mais e mais fãs entre as crianças brasileiras. São vídeos de meninos e meninas (e às vezes adultos) desembrulhando brinquedos e chocolates. Eu descobri recentemente a nova moda e o que está por trás desse fascínio infantil por acaso, e confesso que me surpreendi com o que achei.
"Há alguns meses, meus filhos estavam assistindo a vídeos no YouTube e ouvi uma voz estranha saindo do tablet. De repente, a Peppa Pig parou de conversar e de grunhir, e surgiu uma menina falando inglês. Meus ouvidos agradeceram, mas fui ver do que se tratava. Era uma garota de cerca de 7 anos abrindo caixas com mini personagens do famoso desenho animado, a Peppa, George e Papai e Mamãe Pig.
Intrigada com o fascínio dos meus dois filhos (de 7 e 4 anos) por uma garota abrindo caixas, pacotinhos e ovos de plástico com brinquedinhos dentro, pesquisei e descobri que esse tipo de vídeo é chamado de unboxing. E também fiquei sabendo que por trás desses vídeos há algumas pesquisas, muitas dúvidas e polêmicas envolvendo youtubers mirins, pais, advogados e especialistas em internet. Veja as principais delas:”
De onde surgiu o unboxing?
Esses vídeos começaram a ganhar força, nos Estados Unidos, a partir de 2006 com produtos de tecnologia. "Eles faziam uma avaliação técnica de produtos, especialmente celulares, respondendo perguntas como: esse aparelho é bom? Como é a bateria dele? Quais funções ele tem? Devo comprar?", explica Paulo Silvestre, palestrante de mídias sociais e professor do mesmo assunto nas faculdades Mackenzie e PUC. Por volta de 2011, o unboxing ganhou o mundo infantil. "E as crianças se apropriaram desse conceito, fazendo seus próprios vídeos, com brinquedos", diz.
Esses vídeos começaram a ganhar força, nos Estados Unidos, a partir de 2006 com produtos de tecnologia. "Eles faziam uma avaliação técnica de produtos, especialmente celulares, respondendo perguntas como: esse aparelho é bom? Como é a bateria dele? Quais funções ele tem? Devo comprar?", explica Paulo Silvestre, palestrante de mídias sociais e professor do mesmo assunto nas faculdades Mackenzie e PUC. Por volta de 2011, o unboxing ganhou o mundo infantil. "E as crianças se apropriaram desse conceito, fazendo seus próprios vídeos, com brinquedos", diz.
Quem assiste?
Nos Estados Unidos, há canais com unboxing que já somam bilhões de views, como o FunToyzCollector (antes chamado DisneyCollectorBR), e que tem 10 bilhões de vizualizações e 6,8 milhões de seguidores - e é o mais visto nos EUA. https://www.youtube.com/watch?v=aoc8d0gcf08
Nos Estados Unidos, há canais com unboxing que já somam bilhões de views, como o FunToyzCollector (antes chamado DisneyCollectorBR), e que tem 10 bilhões de vizualizações e 6,8 milhões de seguidores - e é o mais visto nos EUA. https://www.youtube.com/watch?v=aoc8d0gcf08
Seu vídeo recorde, com 107 milhões de views, mostra ovos de plástico com brinquedos de Angry Birds, Bob Esponja e Cars. No vídeo, se vê apenas uma mão abrindo as embalagens - uma mão que seria de uma brasileira. No segundo canal mais visto, o Blu Toys Surprise Brinquedos & Juegos, com 5 milhões de vizualizações, há vídeos gravados em português.
Um levantamento feito online por Luciana com 776 pais e mães também detalhou ao que cada faixa etária está assistindo. "Me surpreendi em ver como os vídeos de abrir brinquedo começaram ganhar audiência entre crianças de 0 a 2 anos, especialmente de dezembro do ano passado para cá." Entre os dez canais mais assistidos por esses bebês/crianças, quatro mostram unboxing.
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CRIAR UMA PLANILHA IGUAL O BOLETIM ESCOLAR
O Excel é um software de computador que é adquirido mediante compra pronto para usá-lo. Sendo um dos softwares mais usados no mundo, podendo ser utilizado do nível básico ao avançado. É muito fácil de fácil de aprender mesmo para uso em nível básico.
O Excel é ótimo para fazer tabelas, controles, cálculos, colocar uma lista de nomes em ordem alfabética, desenhos simples ou números em ordem crescente, etc. É possível aprender o mínimo necessário no EXCEL em minutos. Não importa qual seja sua atividade, tenha certeza que vale a pena aprender Excel mesmo que seja o nível básico.
Como é e como se usa?
- Ao abrir o Excel no computador você verá uma tabela, e mais um monte de botões no topo da página. Esqueça os botões por enquanto. Escolha um retângulo qualquer clicando nele com o mouse. Esses retângulos é chamado de células.
- Digite nele um nome, o seu por exemplo. Tecle Enter. Digite outro nome. Enter de novo. Outro nome... Vá para a célula ao lado do 1º nome e digite um valor qualquer, 10, por exemplo. Enter. Outro valor. Enter... Se algum nome não coube na célula, vá lá em cima, no topo da coluna, onde estão as letras A, B, C.., posicione o cursor na divisa entre elas, ele irá virar uma setinha dupla e arraste para esquerda ou direita para ajustar a largura da coluna a seu gosto.
AGORA ABRA O EXCEL E FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS COM AS COLUNAS:
ITENS - VALOR UNITÁRIO - QUANTIDADE - VALOR TOTAL
NO FINAL UMA SOMA MOSTRANDO O TOTAL DAS COMPRAS.
FORMULAS:
VALOR TOTAL = QUANTIDADE MULTIPLICADA PELO VALOR UNITÁRIO
FOLCLORE texto para exercício
O principal folclorista – isto é, estudioso do folclore – brasileiro (e um dos maiores do mundo), Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), definiu o folclore como: a cultura popular, tornada normativa pela tradição. Com essa definição, Cascudo pretendia destacar exatamente o que o folclore significa, em sua acepção original, dada pelo antiquário inglês William John Thoms: folk significa povo e lore, instrução, sabedoria. Assim sendo, a cultura popular também carrega uma sabedoria, um conjunto de conhecimentos específicos, que se organizam, geralmente, em forma de mitos (narrativas) e rituais (festas, cerimônias etc).
O folclore manifesta-se de muitas formas e em todas as regiões do mundo, pois a cultura popular é bastante versátil e se desenvolve com força em qualquer povo. Da mesma forma que a cultura erudita, ou a chamada “alta cultura” (literatura, música clássica, poesia, teatro etc.), a cultura popular é de suma importância para a construção da identidade de um povo, ou de uma civilização inteira.
O conjunto de lendas, de provérbios, de encenações e festas, sempre concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e contos de fadas. Geralmente é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em determinada tradição. A tradição folclórica do Brasil, por exemplo, desenvolveu-se de variadas formas de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos que se misturam em terras brasileiras; notadamente, povos africanos, os nativos indígenas e europeus.
Hoje veremos como escrever em cima de uma imagem no Word. Muitas pessoas tem essa dúvida quando desejam trabalhar com texto e imagem. Isso acontece porque quando você insere uma imagem no Word, ela vem com a disposição Alinhado com o texto, o que não permite que os dois ocupem o mesmo espaço. As soluções são as seguintes:
– Modificar a disposição da imagem para Atrás do Texto. Obs.: Isso é feito através da opção Quebra de Texto Automática.
– Inserir texto através das ferramentas Caixa de Texto ou WordArt.
Neste post ensinarei como utilizar o recurso WordArt para solucionar esse problema.
– Modificar a disposição da imagem para Atrás do Texto. Obs.: Isso é feito através da opção Quebra de Texto Automática.
– Inserir texto através das ferramentas Caixa de Texto ou WordArt.
Neste post ensinarei como utilizar o recurso WordArt para solucionar esse problema.
Vamos utilizar a seguinte imagem como exemplo:

Vá até a guia Inserir, e no grupo Texto, clique no botão WordArt.

Uma caixa será inserida no seu documento; basta você substituir o texto. Para movimentar a caixa, basta move-la pela sua borda.

Também é possível editar o texto pelas opções localizadas na guia Página Inicial, no grupo Fonte.

Veja:

Exercícios
EXERCÍCIO - I
1. Digite o texto abaixo:
Sistema Operacional
Um sistema operacional é formado por um conjunto de programas e rotinas
computacionais que têm como objetivo criar uma camada de abstração entre o usuário e o
hardware propriamente dito. Entende-se por usuário todo e qualquer objeto que precise de
acesso aos recursos de um computador (seja ele um usuário "real" ou aplicativo).
Os sistemas operacionais podem ser classificados de três maneiras: pelo tipo do núcleo de
sistema (ou kernel, como é conhecido no jargão técnico), pelo método adotado ao gerenciar
os programas em execução ou pelo número de usuários que podem operá-lo
simultaneamente.
Atualmente, são utilizados basicamente dois tipos de implementações do núcleo de sistema:
monolíticos e estrutura de microkernel.
É só digitar. :-)
2. No primeiro parágrafo, aplique as seguintes formatações:
a) Fonte: Verdana c) Alinhamento: Justificado e) Cor: Azul
b) Tamanho: 14 d) Negrito e Itálico
Sempre que trabalhamos com formatação de texto, é importante ressaltar que temos pelo
menos duas formas de realizar formatações (alterações) em nosso texto. Chamamos de
formatação (alteração) quando alteramos itens como tamanho da fonte (tamanho da letra),
cor, alinhamento, entre outros.
Uma delas é você fazer sempre todas as alterações antes de digitar o que você deseja que
sofra tais alterações. O que não se pode deixar de notar é que você irá perder muito tempo
trabalhando desta forma.
A outra maneira é você digitar todo o seu texto e por último fazer as alterações. Agora é
importante ressaltar que sempre que alteramos uma formatação ele só sofrerá de fato a
alteração na próxima digitação ou caso você tenha selecionado o texto que você deseja
alterar. Essa é a forma mais utilizada e é exatamente isso que precisamos fazer.
Selecione o primeiro parágrafo e em seguida observe a barra de formatação.
Da esquerda para a direita, onde há o nome Verdana é o local onde se altera a fonte, ou
seja, o tipo da letra. Ao lado do nome, há uma setinha, basta clicar e escolher a opção
desejada, neste caso (já escolhido) escolha verdana.
Ao lado temo o número 10, Este é o local onde se altera o tamanho da fonte, para alterar
basta clicar na setinha ao lado (direito) e escolher o tamanho desejado, que em neste caso,
é 14. O tamanho da fonte no Word vai de 1 a 1638, porém não são exibidas todas as
opções, sendo assim, caso se precise de um tamanho que não conste nesta lista, basta
clicar sobre o número e digitar manualmente o número que se deseja, após a digitação do
número pressione enter.
3. No segundo parágrafo, aplique as seguintes formatações:
a) Fonte: Tahoma c) Alinhamento: À esquerda e) Cor: Vermelho
b) Tamanho: 10 d) Itálico
Selecione o segundo parágrafo. Em seguida, vá até a opção fonte da barra de formatação,
clique na setinha ao lado e escolha a opção Tahoma. Ao lado, em tamanho da fonte, clique
na setinha e escolha o tamanho 10.
Clica no botão Itálico e em alinhamento, clique na opção Centralizar. Por último, na
ferramenta cor de texto, clique na setinha ao lado e escolha a cor Vermelho.
Depois de todas as alterações, a barra de formatação deverá ficar da seguinte forma:
4. No terceiro parágrafo, aplique as seguintes formatações:
a) Fonte: Arial c) Alinhamento: À direita e) Cor: Verde
b) Tamanho: 13 d) Negrito, Itálico e Sublinhado
Basta seguir todos os passos do item anterior alterando apenas para as opções escolhidas
nesta questão. Após realizar todas as alterações sua barra de formatação deverá ficar da
seguinte forma:
Vale ressaltar que nessa questão será necessário alterar a fonte manualmente, ou seja,
como não há a opção 13 você terá que digitar.
Confira na folha de exercício.
-x-
CAPITULAR - Colocar uma letra no tamanho e formato diferente no início de um capítulo.
Dividir um testo selecionado em várias colunas
Vamos praticar:
Olho no telão.
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Agora que já entendemos um pouco mais do Microsoft Word, vamos criar uma pequena história.
Aguardem novidades.
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"Se você tem dificuldades em mexer no Microsoft Word..."
Quem nunca precisou fazer um trabalho da escola ou faculdade ou ainda redigir um documento na empresa? Essa situação é corriqueira na vida de muita gente. Mas como fazer isso manualmente? Foi para isso que as empresas de informática criaram os editores de texto, e um dos mais famosos é o Microsoft Word.
Além dessas situações citadas, há pessoas que nunca mexeram no programa ou sentem grande dificuldade em realizar uma simples tarefa, que agora pode ficar mais simples com a apostila Word para Iniciantes. Essa é uma apostila que ensina o básico para quem não sabe manipular o software. Você aprenderá um passo a passo para realizar tarefas básicas, como salvar um documento, imprimir, inserir caracteres e/ou imagens, mexer na régua e muito mais.

Não perca tempo e surpreenda seus conhecidos mostrando que você sabe mexer no programa ao baixar a apostila Word para Iniciantes!
PRINCIPAIS RECURSOS DO WORD