Minha dica de hoje.
Hoje em dia, todos nós temos milhões de arquivos digitais armazenados em vários dispositivos. Arquivos de música, fotos, documentos do trabalho ou da escola, registros financeiros e o que mais pudermos imaginar, temos uma quantidade incrível de itens para organizar e localizar. Você pode tentar usar a função “Pesquisar” ou “Localizar” no seu computador ou tablet para conseguir o arquivo que deseja, mas, geralmente, você recebe uma lista enorme de resultados possíveis, em vez do arquivo exato que você está procurando. A pesquisa depende de nomes de arquivo descritivos e palavras-chave úteis dentro do arquivo. Você precisa de um sistema para organizar arquivos à medida que os cria e armazená-los, se quiser encontrá-los rapidamente mais tarde.
Os sistemas de organização digital podem ser uma questão de estilo pessoal, mas algumas verdades essenciais podem ajudar todos nós a organizar nossos arquivos.
- Não guarde todos os arquivos e não exclua arquivos antigos impiedosamente — Se você não guardá-los, não precisa organizá-los. Exclua duplicatas, livre-se de arquivos muito antigos que nunca usa e não faça download de todos os anexos de email. Por exemplo: quando você tirar fotos, exclua as que estão fora de foco, aquela em que aparece um papagaio de pirata e todas as fotos ruins antes ou durante a importação para o computador.
- Nomeie os arquivos de forma detalhada e consistente — Digamos que você está à procura de emprego e precisa enviar o seu currículo atual. No entanto, tudo que consegue encontrar no seu notebook são arquivos nomeados “currículo.doc,” “currículo1.docx” e “currículo2.docx.” Em vez de perder tempo abrindo cada arquivo para descobrir qual é o mais recente e relevante, nomeie-os distintivamente. Use datas e palavras-chave nos nomes de arquivo para classificar documentos, como “currículo-01-05-2014.docx” ou “currículo-2014-compsci.doc.” Isso tornará a pesquisa de arquivos muito mais eficiente também.
- Não crie um sistema de pastas excessivamente complicado — Você não precisa de milhões de pastas e subpastas para manter-se organizado. Contanto que todos os seus arquivos não estejam soltos em um gigantesco diretório “Documentos”, você provavelmente está um passo à frente no armazenamento digital. Crie pastas para cada um dos seus principais tipos de arquivo ou pelo projeto que você trabalha com mais frequência, o que fizer sentido para os seus dados.
- Coloque os arquivos novos no lugar certo imediatamente — Use o sistema que estabelecer com cada arquivo, sempre! Lembre-se de colocar as músicas, fotos e documentos novos nas pastas apropriadas assim que clicar em “Salvar” ou “Baixar”. Adquira esse hábito para manter-se organizado.
- Utilize atalhos inteligentes — Você tem uma planilha de orçamento que acessa com frequência? Você sempre faz download de música para o mesmo diretório em um disco de backup? Crie um atalho ou alias desse arquivo ou pasta específicos e coloque-os na área de trabalho do seu computador. Em seguida, você pode manter o arquivo original ou pasta organizados por data ou palavra-chave em um local, mas ainda acessá-lo imediatamente com um clique.
Quando os seus arquivos estiverem melhor organizados, você pode pesquisá-los e visualizá-los mais facilmente por meio de qualquer dispositivo e com ferramentas como o aplicativo Seagate Media. Esse software organiza os seus arquivos automaticamente por tipo, para que você possa reproduzir filmes, ver fotos, ouvir música ou ler documentos.
—Por Trystan L. Bass