quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como montar uma notícia técnicas.


Uma notícia é um relato ordenado, objetivo e claro de fatos recentes ou de situações, com interesse público, sem comentários nem expressão de opiniões.
Uma notícia divide-se em três partes: título, cabeça da notícia, parágrafo-guia ou lead e corpo da notícia, desenvolvimento ou body.

I- Título

Resumo da notícia com o menor número possível de palavras. É imperativo começar do mais importante para o menos importante, como toda a notícia.

O título deve conter:
1- ante título (assunto geral)
2- título (assunto principal da notícia)
3- subtítulo e entre títulos (assuntos específicos ou relevantes da notícia).
O ante título, o subtítulo e os entre títulos só se utilizam quando haja necessidade para tal.

II- Cabeça da Notícia, Parágrafo-Guia ou Lead

Este parágrafo é, normalmente, escrito com caracteres distintos e diferenciado do corpo da notícia. Começa do mais importante para o menos importante. Responde às seguintes perguntas:

1- Quem? - Afirmação mais importante da notícia, sujeito da frase, palavra-chave, palavra ou expressão com maior peso dramático

2- O quê? - Predicado (verbo) e complemento direto ou indireto. É o acontecimento propriamente dito.

3- Onde?
4- Quando?

Destas perguntas, somente se responde se existirem respostas para elas. A ordem das perguntas pode ser:

1- Quem?
2- O quê?
3- Quando?
4- Onde?

III- Corpo da Notícia, Desenvolvimento ou Body

Expande as informações do parágrafo-guia, sempre do mais para o menos importante. Além disso, desde que haja elementos, responde às questões:

1- Como?
2- Porquê?

Uma notícia deve ser feita de forma, a que se retirarmos o último parágrafo, o conteúdo da mesma não seja praticamente afetado, ou seja, consigamos perceber a notícia.
Algumas Regras Gerais Para Fazer Notícias

1- Na execução de uma notícia, tudo se escreve sempre do mais importante para o menos importante. As afirmações colocam-se, habitualmente, antes de indicar quem as verbalizou.

2- Uma notícia escreve-se sempre na 3ª pessoa (do singular ou do plural). Eu, tu, nós, vós e vocês deverão somente serem empregues nas citações, separadas com aspas. 

3- Numa notícia, nunca se expressa opiniões, sentimentos, mas sim relatarmos a notícia tal e qual como ela é. Só se devem usar os adjetivos que designam o que é evidente para todas as pessoas. 

4- Quando não se presenciamos algum acontecimento, recorre-se a fontes diversas ou a citações, tendo sempre o cuidado de indicar que os dados estão em concordância com as referidas fontes. Indica-se somente aquilo que se tem a certeza.

5- A linguagem deve ser simples, clara e objetiva, para que todas as pessoas a possam compreender. As palavras pouco conhecidas não devem ser empregues. Deve-se evitar o uso de recursos estilísticos e de todas as expressões que possam suscitar dúvidas no leitor. As frases devem ser curtas e simples. Quando se usam siglas, é necessário dizer o que elas significam, colocando-as entre parêntesis.

6- Deve-se transmitir o máximo de informações num mínimo de palavras. 

7- A linguagem deve ser atrativa. 

Nenhum comentário: