Todos os dias são publicados em jornais e revistas, matérias com os últimos acontecimentos que fazem parte de nosso cotidiano.
A maioria dos jornais publicam fatos de origem regional, nacional e internacional e nas mais diversas áreas como: política, esporte, economia, ciências, artes e cultura, classificados, moda, clima. Há também noticiários sobre crimes, catástrofes, acidentes e acontecimentos diversos que abalam e/ou modificam nossa sociedade.
Baseado nestes fatores citados, é de suma importância que este gênero seja abordado nas escolas, pois é fonte inesgotável de possibilidades que abrange todas as áreas do conhecimento.
Trabalhar com o jornal em sala de aula, possibilita a apropriação de um texto verídico, do cotidiano de todos os alunos, famílias, escola e sociedade. Utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem propicia uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e principalmente como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive.
A maioria dos jornais publicam fatos de origem regional, nacional e internacional e nas mais diversas áreas como: política, esporte, economia, ciências, artes e cultura, classificados, moda, clima. Há também noticiários sobre crimes, catástrofes, acidentes e acontecimentos diversos que abalam e/ou modificam nossa sociedade.
Baseado nestes fatores citados, é de suma importância que este gênero seja abordado nas escolas, pois é fonte inesgotável de possibilidades que abrange todas as áreas do conhecimento.
Trabalhar com o jornal em sala de aula, possibilita a apropriação de um texto verídico, do cotidiano de todos os alunos, famílias, escola e sociedade. Utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem propicia uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e principalmente como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive.
Objetivo:
– Estimular o raciocínio, através de ações individuais e coletivas;
– Desenvolver a atenção, concentração e observação para as manchetes, notícias, local dos acontecimentos, datas, assuntos, imagens e legendas que compõem um jornal escrito;
– Desenvolver e aprimorar a interpretação e produção de textos informativos, neste caso o jornalístico;
– Possibilitar uma aprendizagem significativa, tornando o aluno o centro do projeto.
– Desenvolver a atenção, concentração e observação para as manchetes, notícias, local dos acontecimentos, datas, assuntos, imagens e legendas que compõem um jornal escrito;
– Desenvolver e aprimorar a interpretação e produção de textos informativos, neste caso o jornalístico;
– Possibilitar uma aprendizagem significativa, tornando o aluno o centro do projeto.
O Projeto Jornal na Sala de Aula tem como objetivo principal transformar o jornal em um recurso pedagógico complementar às atividades curriculares e oferecer aos alunos um reforço concentrado na leitura e na escrita, incentivando o desenvolvimento da aprendizagem e o gosto pela leitura; além de utilizar o jornal como recurso pedagógico complementando atividades curriculares.
O Projeto busca atualizar o aluno sobre o que ocorre na sua cidade, país e no mundo, despertando seu interesse por questões sociais, culturais e políticas, formando cidadãos mais críticos sobre a realidade.
Atividades com o jornal
• Entender e conhecer a estrutura do jornal;
• Ler as notícias principais, discutir e produzir textos (resumos);
• Produzir textos de opinião/argumentativos;
• Pesquisar em outros meios de comunicação a mesma notícia/assunto (um aluno de cada vez);
• Colher comentários da família sobre o assunto estudado;
• Ler as crônicas e discutir com os alunos a ideia principal;
• Trabalhar a variação linguística e a estrutura da língua nos diversos tipos de textos jornalísticos.
• Ler as notícias principais, discutir e produzir textos (resumos);
• Produzir textos de opinião/argumentativos;
• Pesquisar em outros meios de comunicação a mesma notícia/assunto (um aluno de cada vez);
• Colher comentários da família sobre o assunto estudado;
• Ler as crônicas e discutir com os alunos a ideia principal;
• Trabalhar a variação linguística e a estrutura da língua nos diversos tipos de textos jornalísticos.
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