terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Volta às aulas, organização e a importância da rotina na vida das crianças


A Copa do Mundo de Futebol 2014, no Brasil, alterou o calendário das escolas e este ano a volta às aulas foi antecipada. Entre outros motivos, as mudanças foram realizadas para que todos possam apreciar o maior evento futebolístico mundial, desta vez no país do futebol. Com o novo calendário escolar, as famílias deverão refazer seus planejamentos diários para atender a essa nova dinâmica importante para 2014. 
A palavra-chave então é organização. É preciso organizar-se com horários de cada atividade, como das refeições, aulas, atividades extracurriculares, momento das brincadeiras, e, claro, a hora do sono, que foi alterada nas férias - a criançada dormiu e acordou mais tarde, e isso contribuiu para a bagunça do reloginho biológico, incluindo-se aí também o horário de verão.
Crianças bem pequenas ainda não possuem recursos cognitivos que lhe deem, por exemplo, a noção de tempo. Por isso, vale introduzir uma rotina desde cedo que, além de ajudar no cumprimento de suas tarefas, vai contribuir e muito em sua vida adulta, já que precisará conciliar estudos, trabalho e vida pessoal.
Agora, dias antes do retorno à escola, deve ser antecipada a hora de ir para a cama, e também fazer com que o pequeno acorde mais cedo. Vale explicar que logo as aulas irão começar e, para isso, é preciso estar descansado e preparado para o reinício.
Uma dica divertida para fazer a criançada entender a importância do estabelecimento de horários para a realização de suas tarefas, e até ajudá-la a criar uma rotina para isso, é criar um quadro em conjunto, ilustrando e estabelecendo as horas certas para cada atividade. Importante também que os pais deixem este quadro em um lugar visível para criança, o que a ajudará a memorizar sua rotina.
Por fim, lembro que bom senso é fundamental. Criar uma rotina para a criança ajudará e muito em sua vida, mas não podemos esquecer que criança deve ser criança e em sua agenda deve ter momentos de lazer, diversão e brincadeiras.
Dr. Sylvio Renan

Nenhum comentário: