segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A informática  vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, pois desde pequenos somos apresentados a diferentes tecnologias, afinal se o mundo está tecnológico não há como deixar de fora algo que irá fazer parte de nossas vidas. Por isso a informática vem ganhando grande importância na educação infantil  e contribuindo de forma efetiva na aprendizagem. Através dela os alunos aprendem a pensar, agir, raciocinar, aprendendo de um modo moderno e extremamente interessante. A Escola Anglo desenvolve assim a introdução dos computadores na vida das crianças seguindo paralelamente os mesmos conteúdos das apostilas, dessa forma, estimulando suas mentes e potencializando seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a seus gostos e relações sociais.
A proposta de utilizar os computadores no processo educativo, desde as séries iniciais, tem como  proposta uma linguagem projetada especialmente para crianças, provocando o estímulo ao aprendizado.
Aguardem novos projetos e aulas para 2014.


Prof. Sérgio Ribeiro
Pedagogo

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Informática e Educação - 01



Introdução 
Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discuti-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação. 
Aplicação dos recursos de informática na educação 
Em nossa escola possuímos laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc). 

Colocar qualquer software para os alunos usarem não gera aprendizado. Temos como princípio de que o computador é mais uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Assim trabalhamos no laboratório os mesmos conteúdos e conceitos contidos nas apostilas e outros complementares.

A grande diferença é que temos um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador.

O uso da Internet também é um caso importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.

Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vamos nos preparar para as aulas da semana. Entre na página da sua turma e confira.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Vamos entender sobre o clima de uma forma divertida?


Clique aqui e vamos conhecer mais!

domingo, 17 de fevereiro de 2013


7 dicas para fazer um bom uso da mochila escolar

Ela tem jeito certo de ser carregada, peso máximo e seu conteúdo deve, sim, ser supervisionado pelos pais. Veja o que os especialistas dizem.

É só parar na porta de qualquer escola e observar a entrada e saída das crianças por cinco minutos, para perceber que muitas carregam mochilas de tamanho totalmente desproporcional à própria altura. Outras andam até curvadas para suportar o peso. 
Volta às AulasEspecial Volta às Aulas 
Confira reportagens especiais para ajudar seu filho a iniciar o ano letivo com o pé direito!

Muitas vezes, isso ocorre por que a criança não sabe arrumar a mochila antes de ir para a escola e acaba colocando coisas desnecessárias, livros em demasia e até brinquedos. "Os pais devem conferir o que os filhos levam na mochila todos os dias", aconselha o ortopedista Cláudio Santili, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, de São Paulo. 

Não é só questão de ser um pai ou mãe antenados - olhar o que tem dentro da mala da criança é prezar pela saúde dela. "A mochila pesada, principalmente em quem está em fase de crescimento, pode provocar dores, alterações posturais e problemas na coluna lombar", explica o ortopedista André Pedrinelli, da Universidade de São Paulo (USP). 

Muitas vezes, também, os próprios pais colocam coisas demais na mochila dos filhos. "Em geral, isso é bem comum entre os alunos menores. Os pais procuram suprir tudo o que o filho pode vir a precisar durante o período que estão fora de seu alcance direto", avalia Marta Campos, coordenadora da Escola Viva, em São Paulo. 

Veja as principais dicas para acertar com a mochila clicando no link abaixo
.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013